FR

MENSAGEM ENDEREÇADA POR S. EX.ª A SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DO PARLAMENTARISMO A SER CELEBRADO A 30 DE JUNHO DE 2022

Caros colegas/parceiros, É com enorme prazer que endereço a presente Mensagem aos distintos Parlamentos e Parceiros do Fórum, por ocasião do Dia Internacional do Parlamentarismo, a ser celebrado neste dia 30 de Junho de 2022.

Neste dia enobrecedor, o Fórum celebra o parlamentarismo em todas as suas manifestações, inclusive através dos parlamentos nacionais, regionais ou locais da África Austral. Há o reconhecimento de que o parlamentarismo é, a todos os níveis, a personificação de uma democracia funcional, fundamentada no Estado de direito e no respeito pelos direitos humanos. Um parlamento eleito por via de eleições regulares, livres e justas é o garante de poderes moderadores consentâneo com a noção sacrossanta de separação de poderes. O Fórum Parlamentar da SADC reconhece ainda que o parlamentarismo é uma forma eficaz de diálogo público e presta assim homenagem aos esforços graciosos empreendidos pelos seus parceiros em todo o mundo, tais como a União Interparlamentar, que se centraram no tema crucial de diálogo público para a celebração do parlamentarismo em 2022.

Embora o mundo esteja a recuperar a pouco e pouco da pandemia e continue a enfrentar outros desafios de índole sanitária e económica, os Parlamentos continuam a assumir o papel dominante na acção de reformas. Na qualidade de instituição edificadora da paz, os Parlamentos constituem o fórum adequado para a resolução de conflitos por meio de iniciativas representativas, de fiscalização e legislativas lideradas com o beneplácito do povo. O dinamismo e a pró-actividade parlamentares podem, portanto, dar um valiosíssimo contributo para garantir a neutralização de conflitos e soluções duradouras para a paz pela via da liderança e do diálogo. De igual modo, o diálogo público coerente continua a ser o ingrediente necessário para uma democracia participativa.

Nestes termos, o Fórum continua comprometido com a concretização do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 16 relativo a instituições responsáveis, eficazes e inclusivas para a paz, um desiderato que reitera o compromisso de reforço da capacidade dos Parlamentos, tal como consagra a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação. Enquanto a África conduz o seu processo rumo a uma paz duradoura, o Fórum continuará a apoiar os Parlamentos a alcançar este nobre objectivo.

Viva os Parlamentos! Cordiais saudações,

Boemo M. Sekgoma

Secretária-Geral do Fórum Parlamentar da SADC

30 de Junho de 2022

MENSAGEM ENDEREÇADA POR S. EX.ª A SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DO PARLAMENTARISMO A SER CELEBRADO A 30 DE JUNHO DE 2022

À propos de nous

Le Forum parlementaire de la Communauté de développement de l'Afrique australe (SADC PF) a été créé en 1997 conformément à l'article 9 (2) du Traité de la SADC en tant qu'institution autonome de la SADC. Il s'agit d'un organe interparlementaire régional composé de treize (14) parlements représentant plus de 3500 parlementaires dans la région de la SADC.

Nous contacter

Adresse: ERF 578, Love rue près de Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibie

Tél: (+264 61) 287 00 00

Email: