FR

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FP-SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA Featured

Feliz Dia Internacional da Democracia! Feliz Dia Internacional da Democracia! SADC Parliamentary Forum

Dia Internacional da Democracia

 

Caros Colegas/parceiros,

É com imensa satisfação que emito a presente declaração aos parlamentos membros e parceiros do Fórum na ocasião da celebração do Dia Internacional da Democracia neste 15 de Setembro de 2022. 

Neste dia o FP-SADC relembra os seus valores fundamentais e princípios orientadores que apontam para o significado do quadro democrático que é um forte trampolim para a responsabilidade de prestar contas, a transparência e a existência do estado de direito. Reconhece-se também que o parlamento, consistindo em representantes livremente eleitos por sufrágio universal, representa o excelente reflexo de uma democracia funcional. O Fórum inscreve-se na visão moderna de uma democracia que representa a vontade do povo e também enquadra o respeito aos direitos humanos para todos e a protecção de minorias e de grupos marginalizados.

O Fórum assegurou várias iniciativas em 2022 para garantir que a democracia prevaleça na África Austral, incluindo através da participação em missões de observação eleitoral, por forma a fazer com que os processos eleitorais sejam regulares, livres e justas. Além disso, nos últimos 8 meses, o Fórum adoptou 2 lei-modelo, nomeadamente a Lei Modelo da SADC sobre a Violência Baseada no Género (VBG) e a Lei Modelo da SADC sobre a Gestão das Finanças Públicas (GFP), ambas contribuindo para o activismo parlamentar no sentido de promover os princípios democráticos e o primado da lei à volta dessas temáticas.

Hoje o Fórum celebra igualmente a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação, que é um instrumento regional emblemático que encerra os tão almejados princípios democráticos ao encontro dos quais devem caminhar de forma consistente os membros signatários, e que vão sem dúvida alguma elevar a região para as aspirações da sustentabilidade da Agenda 2030 e da Agenda 2063 de África.

Feliz Dia Internacional da Democracia!

Atenciosamente,

Boemo SEKGOMA (Sra.)

SECRETÁRIA-GERAL

 

Dia Internacional da Democracia

 

 

À propos de nous

Le Forum parlementaire de la Communauté de développement de l'Afrique australe (SADC PF) a été créé en 1997 conformément à l'article 9 (2) du Traité de la SADC en tant qu'institution autonome de la SADC. Il s'agit d'un organe interparlementaire régional composé de treize (14) parlements représentant plus de 3500 parlementaires dans la région de la SADC.

Nous contacter

Adresse: ERF 578, Love rue près de Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibie

Tél: (+264 61) 287 00 00

Email: