FR

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FP-SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 DE MARÇO DE 2023

Declaração da secretária-geral do FP-SADC  sobre o dia internacional da mulher 8 de março de 2023 Declaração da secretária-geral do FP-SADC sobre o dia internacional da mulher 8 de março de 2023 SADC Parliamentary Forum

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FP-SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 DE MARÇO DE 2023

Caros colegas e parceiros, é com a maior gratidão que venho emitir a presente declaração aos distintos parlamentos e parceiros do Fórum na ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher, neste 8 de Março de 2023, subordinado ao lema «DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de género». 

Hoje celebramos a igualdade de género com a inexorável convicção de que as mulheres devem ter uma participação de igual para igual nas inovações tecnológicas e ter acesso ao leque de serviços digitais ao mesmo nível que os homens. Embora a igualdade de género implique um tratamento igual das mulheres e raparigas ao abrigo da lei, também pressupõe um acesso equivalente a bens e oportunidades. A discriminação no espaço cibernético pode ser tão válida e perniciosa como a discriminação contra as mulheres no mundo real. No contexto contemporâneo, o acesso aos bens virtuais e às vantagens da Tecnologia da Informação (TI) tornou-se um ingrediente necessário para o empoderamento o desenvolvimento socioeconómico da mulher.

Na mesma óptica, é indiscutível que os países ficam a ganhar com a integração da mulher no mundo digital. O Fórum associa-se às conclusões do Relatório Sumário da ONU Mulheres de 2022, que revelou que a exclusão das mulheres do espaço digital nas economias de renda baixa e média tem privado os países das suas oportunidades de aproveitamento do seu produto interno bruto (PIB). Sabe-se também que em África, bem como noutras regiões do mundo, a indústria de desenvolvimento de software continua a ser dominada pelos homens, demonstrando assim que as mulheres são menos instruídas em matéria de informática que os homens. O Relatório de 2022 sobre o Fosso de Género em no Sector da Telefonia Móvel também estabelece que mais de 190 milhões de mulheres na África Subsaariana não têm acesso à internet no telemóvel. O Fórum tem a forte convicção de que, enquanto as mulheres e as raparigas continuarem a ficar para trás na agenda do desenvolvimento, a região continuará a padecer de várias dificuldades socioeconómicas.

Chegou, por isso, o momento de se conceber e aperfeiçoar os quadros jurídicos e políticos para permitir a participação da mulher nos processos de digitalização e inovação informática. Além disso, as mulheres e raparigas jovens devem ser protegidas no espaço digital de questões comportamentais como o cyberbullying, e as leis precisam de se intensificar para preencher tais lacunas onde elas existirem. A Lei Modelo da SADC sobre a Violência Baseada no Género pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar os países a elevar a fasquia da paridade de género através de padrões normativos orientadores. Por conseguinte, o Fórum continuará a acompanhar fervorosamente os seus parlamentos membros e parceiros em matéria de integração da igualdade de género no mundo digital a todos os níveis.

Feliz Dia Internacional da Mulher 2023!

Sra. B. Sekgoma, Secretária-geral, FP-SADC

 

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FP-SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 DE MARÇO DE 2023

À propos de nous

Le Forum parlementaire de la Communauté de développement de l'Afrique australe (SADC PF) a été créé en 1997 conformément à l'article 9 (2) du Traité de la SADC en tant qu'institution autonome de la SADC. Il s'agit d'un organe interparlementaire régional composé de treize (14) parlements représentant plus de 3500 parlementaires dans la région de la SADC.

Nous contacter

Adresse: ERF 578, Love rue près de Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibie

Tél: (+264 61) 287 00 00

Email: