FR

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC POR OCASIÃO DO DIA DOS DIREITOS HUMANOS 10 DE DEZEMBRO DE 2021

Estimados Colegas/Parceiros,

É com imenso prazer que divulgo esta Declaração para celebrar o Dia dos Direitos Humanos de 2021.

O Dia dos Direitos Humanos tem particular importância para o Fórum e para os seus Parlamentos Membros, não só porque o Fórum é um acérrimo defensor dos direitos humanos na África Austral, mas também porque os direitos humanos são a pedra angular e constituem um pilar de um quadro democrático saudável. Embora seja prosaico referi-lo, sem uma cultura vibrante de direitos humanos, a soberania parlamentar e o Estado de direito ficariam comprometidos.

Não é demais reiterar que o Fórum está empenhado em promover os direitos humanos civis e políticos (direitos da primeira geração), bem como os direitos económicos, sociais e culturais (direitos da segunda geração), ambos consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, e na Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos. No âmbito da sua Visão de ser o Porta-Estandarte da Democratização e do Desenvolvimento Sócio-Económico na África Austral, o Fórum Parlamentar da SADC mobiliza valores fundamentais e princípios orientadores que falam do respeito por todos os direitos humanos na sua generalidade. Além disso, o Fórum também reconhece a interligação dos direitos humanos, e a necessidade de não deixar qualquer direito humano para trás na consecução de um desenvolvimento progressivo.

Hoje, o Dia dos Direitos Humanos coincide também com a cerimónia de abertura da 50ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, um evento histórico para a organização e para os Membros. A 50ª Assembleia Plenária será também a ilustre plataforma para as deliberações sobre a adopção da Lei Modelo da SADC sobre a Violência Baseada no Género, sendo esta última mais um instrumento de referência para a promoção dos direitos humanos para todos, sem discriminação.

Na próxima década, o Fórum compromete-se a continuar a potenciar a democracia parlamentar e a cooperação interparlamentar com vista a implementar os direitos humanos em toda a região da SADC e para além dela.

Feliz Dia dos Direitos Humanos de 2021!

Os melhores cumprimentos,

Sra. B. Sekgoma,

Secretária-Geral,

Fórum Parlamentar da SADC

10 de Dezembro de 2021

 

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC POR OCASIÃO DO DIA DOS DIREITOS HUMANOS 10 DE DEZEMBRO DE 2021

Last modified on jeudi, 09 décembre 2021 21:58
Rate this item
(0 votes)

À propos de nous

Le Forum parlementaire de la Communauté de développement de l'Afrique australe (SADC PF) a été créé en 1997 conformément à l'article 9 (2) du Traité de la SADC en tant qu'institution autonome de la SADC. Il s'agit d'un organe interparlementaire régional composé de treize (14) parlements représentant plus de 3500 parlementaires dans la région de la SADC.

Nous contacter

Adresse: ERF 578, Love rue près de Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibie

Tél: (+264 61) 287 00 00

Email: