PT

Documento De Síntese Reunião Virtual Da Comissão Permanente De Alimentação, Agricultura E Recursos Naturais

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Lema:         Pelo Aproveitamento do Turismo Interno em Tempos de Pandemia: O Caso da Pandemia de COVID-19 – O Papel dos Parlamentos

 INTRODUÇÃO

O mundo enfrenta uma crise sanitária, social e económica sem precedente por causa da pandemia da COVID-19. Desde o seu surgimento em Dezembro de 2019, a pandemia tem continuado a fazer sentir os seus efeitos devastadores sobre as economias mundiais, incluindo as de muitos países africanos. O surto e os confinamentos concomitantes têm exercido um impacto tremendo sobre a indústria turística a nível mundial, e os países africanos têm sido negativamente afectados, sobretudo os que dependem de turistas estrangeiros.  As restrições de viagens, as quarentenas e os fechos dos transportes levaram a cerca de 22 por cento de redução das chegadas de turistas internacionais em 2020, em comparação com 2019 e possivelmente 60 a 80 por cento ao longo de todo o ano.[1] Actualmente, a indústria de viagens e turismo está a lutar para a sobrevivência, e uma estimativa de 50 milhões de empregos no mundo estão em risco devido à pandemia.

As projecções da Perspectiva da Economia Mundial indicam que a economia mundial contraiu em 4,4% durante 2020, e o choque nas economias dependentes do turismo seria muito mais acentuado. O produto interno bruto real dos países africanos dependentes do turismo diminuiu em 12 por cento.  Projecta-se igualmente que os países dependentes do turismo estão na iminência de sentir os impactos negativos da crise durante muito mais tempo do que as outras economias, porque os serviços que necessitam de contactos intensivos que são imprescindíveis para os sectores do turismo e das viagens são afectados de forma desproporcional pela pandemia e vão continuar a debater-se até que as pessoas se sintam seguras para voltarem a viajar.[2]

Embora o turismo interno esteja a dar um impulso à recuperação de vários destinos, na maior parte dos casos  a referida recuperação é apenas parcial, uma vez que não está a compensar pela queda da demanda internacional. Esta situação dá razão à premissa de que não se espera que as receitas do turismo a nível mundial recuperem para os níveis de 2019 até 2023.

Tendo em consideração o impacto negativo que a pandemia da COVID-19 está a ter sobre as economias da maior parte dos países da SADC, particularmente sobre a indústria turística, que é um principal contribuinte para o PIB da maior parte dos países da África Austral, é imperativo que sejam adoptadas medidas ou reforçadas as políticas e leis existentes, com vista a sustentar o turismo nos países da SADC. É neste contexto que a comissão vai apreciar o lema «Pelo Aproveitamento do Turismo Interno em Tempos de Pandemia: O Caso da Pandemia de COVID-19: O Papel dos Parlamentos».

OBJECTIVO GERAL E OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DA REUNIÃO

A reunião da Comissão Permanente de Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais tem como objectivo a exploração de vias que podem ser seguidas para dinamizar o turismo interno durante a pandemia da COVID-19 e depois.

Tem os seguintes objectivos específicos:

  • apreciar os desafios que os Estados membros estão a enfrentar para sustentar o sector turístico como resultado da pandemia da COVID-19;
  • aprender como a inovação e a digitalização podem ajudar a optimizar o turismo nos Estados membros;
  • criar medidas sustentáveis e estratégias visando dinamizar o turismo interno; e
  • fazer recomendações sobre a forma como o turismo pode ser sustentado em tempos de pandemia.

METODOLOGIA

Esta actividade realizar-se-á em formato virtual na plataforma Zoom. A comissão vai beneficiar de comunicações especializadas a serem apresentadas pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO), pelo Secretariado da SADC e pelo Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA), que possuem uma grande visão sobre o tópico a partir de estudos que foram realizados acerca do impacto da pandemia da COVID-19 sobre a economia mundial, que inclui o turismo.

RESULTADOS PREVISTOS

Espera-se que a reunião traga à ribalta medidas e estratégias que podem promover o turismo interno nos países da SADC. Decorrendo destas medidas, prevê-se que os ilustres membros obtenham conhecimentos valiosos sobre formas de gerir o turismo, mesmo a meio de uma pandemia como a da COVID-19. Isto vai, por sua vez, capacitar os ilustres membros a fazerem recomendações através dos vários processos nos seus respectivos países.

 

[1] https://www.unwto.org/news/covid-19-international-tourist-numbers-could-fall-60-80-in-2020.

[2] https://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2020/12/impact-of-the-pandemic-on-tourism-behsudi.htm

 

Documento De Síntese Reunião Virtual Da Comissão Permanente De Alimentação, Agricultura E Recursos Naturais

Sobre nós

O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC PF) foi criado em 1997, em conformidade com o Artigo 9 (2) do Tratado da SADC como uma instituição autônoma da SADC. É um órgão interparlamentar regional composto por Treze (14) parlamentos representando mais de 3500 parlamentares na região da SADC. Consulte Mais informação

Contate-Nos

Address: ERF 578, Love Street off Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibia

Tel: (+264 61) 287 00 00

Email: