Print this page

Comunicado De Imprensa Declaração Do Fórum Parlamentar Da SADC Sobre As Proibições De Viagens

Comunicado De Imprensa Declaração Do Fórum Parlamentar Da SADC Sobre As Proibições De Viagens

WINDHOEK, NAMÍBIA: Domingo, 28 de Novembro de 2021 O Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral tem consciência de que a pandemia de Covid-19 está a causar receios e tensões, sobretudo com a recrudescência de novas variantes do vírus.

Embora a saúde pública continue a ser uma prioridade, o Fórum considera que é preciso confiar sempre em dados científicos e empíricos comprovados, tais como os que são emitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), antes de se impor proibições de viajar que possam parecer injustas ou severas para alguns países. A necessidade da cooperação internacional na partilha de informação reforça a recente medida tomada pelo Grupo dos Países da SADC na Assembleia da União Interparlamentar (UIP) realizada de 26 a 30 de Novembro de 2021 em Madrid, Espanha, que apelou para maior igualdade na aquisição e distribuição de vacinas de Covid-19.

O referido apelo reitera a reflexão feita de que ninguém é seguro até que todos sejam protegidos contra a Covid-19. De facto, se houvesse igualdade perante as vacinas, o vírus poderia há muito ter sido submergido em vez de continuar a fazer mutações para variantes perigosas em alguns países.

O debate da Assembleia Geral da UIP, que reuniu todos os Parlamentos do mundo, considerou por unanimidade esta questão como um ponto de emergência. É indiscutível que os formuladores de políticas, funcionários, bem como os parlamentares da região da SADC estão a interagir com os seus homólogos para reagir à proibição de viajar e procurar soluções para viagens seguras.

É imperioso que sejam encontradas medidas de reparação, sobretudo tendo em consideração os direitos humanos dos viajantes que estão encalhados em paragens no estrangeiro até que voltem a ser abertas rotas de vôos de retorno para os seus países. Talvez a pergunta mais importante neste momento seja a de saber qual é a vacina que oferece a melhor resposta às novas variantes, e se existe um conhecimento desta informação, devem ser desdobradas estratégias vacinais visando dar a devida resposta.

As proibições de viagem nunca favorecem a economia, quer seja a economia do país que as impõe, quer a do país afectado. As proibições de viajar têm também um efeito devastador para as companhias aéreas que estão em apuros para se manterem à tona e se reconstruírem depois de quase 2 anos de abrandamento de deslocações.

Importa, portanto que as proibições sejam apenas impostas com base em informações verificadas e fiáveis que tenham de preferência sido homologadas pela OMS.

Para o agendamento de entrevistas pelos órgãos da comunicação social com a Secretária-geral do Fórum Parlamentar da SADC, Sra. Boemo M. SEKGOMA, favor entrar em contacto com: Modise Kabeli, pelo terminal telefónico: +27817159969 ou pelo e-mail:sadc" data-ep-b6451="pf<small> "> or

Last modified on segunda-feira, 29 novembro 2021 14:39
Rate this item
(0 votes)

Latest from SADC Parliamentary Forum