HOMENAGEM POR OCASIÃO DA MUDANÇA DA LIDERANÇA PARLAMENTAR EM ANGOLA Featured

HOMENAGEM POR OCASIÃO DA MUDANÇA DA LIDERANÇA PARLAMENTAR EM ANGOLA HOMENAGEM POR OCASIÃO DA MUDANÇA DA LIDERANÇA PARLAMENTAR EM ANGOLA SADC Parliamentary Forum

Gostaria de prestar uma homenagem à Sua Excelência Fernando da Piedade Dias dos Santos, antigo Presidente da Assembleia Nacional de Angola. Foi uma figura de referência e de destaque na cooperação e diplomacia parlamentar para a região da SADC, por ter assumido a presidência do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC) durante o biénio de 2018 a 2020. Ele não só representou de forma idónea o Parlamento de Angola, enquanto Presidente da Assembleia Nacional, como também assumiu diligentemente a presidência da Assembleia Plenária do FP-SADC e da sua Comissão Executiva. Nessas funções, colocou os interesses regionais e o bem-estar dos cidadãos da SADC no centro do seu mandato. Além disso, o cidadão da SADC Fernando da Piedade Dias dos Santos compartilhou a singularidade da tradição lusófona com o Fórum, e foi para nós uma bênção o seu discernimento inato e a sua perspicácia estratégica, que foram particularmente reveladores da solidez da sua longa experiência política, tendo ocupado, entre outros, cargos tais como o de Primeiro-Ministro de Angola (2002-2008) e Vice-Presidente da República de Angola (2010-2012).

Sua Excelência Fernando da Piedade Dias dos Santos guiou-me quando, em 2018, assumi a função de Secretária-Geral Interina do FP-SADC e, posteriormente, em 2019, a função de Secretária-Geral. Tenho para com ele uma enorme dívida de gratidão pela sua visão e suas habilidades tácticas que levaram o Fórum a adoptar um Plano Estratégico reformulado e desencadear a sua transformação em Parlamento da SADC.
Com a mudança da liderança parlamentar em Angola, o Fórum deseja a Sua Excelência Fernando da Piedade Dias dos Santos sucessos nos seus futuros afazeres, e espera ansiosamente poder trabalhar com a sua sucessora, Sua Excelência Carolina Cerqueira, que vai incontestavelmente protagonizar uma colaboração hábil e promissora a nível do FP-SADC.

Secretária-geral do FP-SADC