PT

DECLARAÇÃO CONJUNTA DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC (FP-SADC) COM O FÓRUM DA JUVENTUDE DA SADC (SAYoF) SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE, 12 DE AGOSTO DE 2023

DECLARAÇÃO CONJUNTA DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC (FP-SADC) COM O FÓRUM DA JUVENTUDE DA SADC (SAYoF) SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE, 12 DE AGOSTO DE 2023

Caros Colegas/Parceiros,

É com bastante entusiasmo que publicamos esta primeira declaração conjunta aos parceiros na ocasião da celebração do Dia Internacional da Juventude neste 12 de Agosto de 2022.

Trata-se de reconhecer que a juventude da África está disposta a abraçar os desafios e as oportunidades emergentes que a região tem para oferecer. No entanto, a juventude precisa de um ambiente político e jurídico favorável, necessário para o seu crescimento e sua transformação na melhor versão de si própria.

Neste sentido, estamos cientes de que os parlamentos  e  os decisores  políticos devem estar na vanguarda das iniciativas de reforma tendentes  a  garantir  que  o empoderamento da juventude seja integrado a todos os níveis, com investimentos adequados na educação, aprendizagem  e  criação  de  competências  que  possam aumentar o desempenho e a produtividade da juventude a longo prazo.

Só a juventude pode honrar a promessa de uma África que seja uma força motriz de criatividade e mão de obra qualificada. No século XXI, os jovens devem estar particularmente atentos à necessidade de o mundo fazer uma transição para as energias limpas que contribua para atenuar o agravamento do aquecimento global e das calamidades resultantes das alterações climáticas.

Deste modo, associamo-nos plenamente ao lema da ONU para assinalar este dia, que é

«Competências verdes para a juventude: em prol de um mundo sustentável», que demonstra de forma eloquente a necessidade de investir na melhoria das competências dos jovens através do respeito pelo ambiente, da criação de energia  verde,  bio- agricultura, acção contra as alterações climáticas ou redução  da  pegada  de  carbono, como parte de um pacote de iniciativas coerentes centradas na juventude interligadas com a Agenda Sustentável 2030. A juventude de hoje  precisa  de  desenvolver  a capacidade de compreender que todas as políticas de desenvolvimento devem ser acompanhadas de incentivos que visem colocar o planeta em primeiro lugar.

Sem o planeta, não existimos. E sem a juventude, não temos futuro. O engajamento activo da juventude em colocar o planeta em primeiro lugar é, portanto, imperativo se quisermos implementar agendas regionais que tanto nos interessam tais como a Visão 2050 da SADC e a Agenda 2063 de África.

Feliz Dia Internacional da Juventude 2023!Muito atenciosamente,

DECLARAÇÃO CONJUNTA DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC (FP-SADC) COM O FÓRUM DA JUVENTUDE DA SADC (SAYoF) SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE, 12 DE AGOSTO DE 2023

Sobre nós

O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC PF) foi criado em 1997, em conformidade com o Artigo 9 (2) do Tratado da SADC como uma instituição autônoma da SADC. É um órgão interparlamentar regional composto por Treze (14) parlamentos representando mais de 3500 parlamentares na região da SADC. Consulte Mais informação

Contate-Nos

Address: ERF 578, Love Street off Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibia

Tel: (+264 61) 287 00 00

Email: