PT

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 DE MARÇO DE 2024 Featured

Caros colegas/parceiros,

É com imenso prazer que emito esta declaração aos destacados Parlamentos Membros e parceiros do Fórum, tendo em vista a celebração do Dia Internacional da Mulher neste dia 8 de Março de 2024.

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 DE MARÇO DE 2024

Neste dia, é fundamental prestar homenagem aos papéis fundamentais desempenhados pelas mulheres na sociedade: como mães, filhas, trabalhadoras activas, empresárias, donas de casa e muito mais. No século XXI, os estereótipos de género que tendem a atribuir os papéis mais fracos às mulheres estão a ser rapidamente afastados face a mulheres decididas que demonstraram que o sexo feminino pode aspirar a ocupar todas as posições lideradas por homens na sociedade, seja como líderes políticas, estadistas, astronautas, cientistas, camionistas ou mesmo construtoras, e ser tão bem sucedido no trabalho como os homens. No entanto, apesar do potencial inato das mulheres demonstrado mediante a sua determinação e excelência, a maioria das mulheres ainda está atrasada em relação à integração da agenda de desenvolvimento da África Austral.

De acordo com o Índice Global de Género (2023) publicado pelo Fórum Económico Mundial, a paridade entre homens e mulheres na África Subsariana é de 68,2%, o que é inferior à média global e muito inferior à da América do Norte e da Europa, que ultrapassa os 75%. Se não se conseguir colmatar o fosso entre os géneros, a Região poderá igualmente não conseguir cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, uma vez que o género se cruza com todas as facções do mapa do desenvolvimento e tem influência na luta contra as alterações climáticas, na recuperação após catástrofes, bem como na educação e no emprego.

A este respeito, o Fórum associa-se plenamente ao tema das Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher de 2024, que é "Investir nas mulheres: Acelerar o Progresso", tendo em conta que são necessários mais 360 mil milhões de dólares americanos por ano para alcançar a igualdade de género a nível mundial, sendo o investimento mais urgente nos países em desenvolvimento, onde o fosso entre os géneros está a aumentar devido à pobreza, aos fenómenos climáticos extremos, aos conflitos que conduzem a deslocações em massa de comunidades vulneráveis e a outras circunstâncias imprevistas. O Fórum, através da Lei Modelo da SADC sobre a Gestão das Finanças Públicas (GFP), também defende a integração coerente do género pelos Parlamentos através do orçamento anual com vista a gerar uma reflexão sobre a forma como as considerações de género devem ser tidas em conta quando cada rubrica orçamental é formulada pelo Executivo para adopção.

O progresso alcançado na promoção do género não deve ter um final anticlimático; em vez disso, o progresso deve elevar constantemente a Região em direcção aos objectivos prometidos, em que homens e mulheres são tratados de forma igual pela lei e recebem as mesmas oportunidades do Estado. Continuaremos a trabalhar em conjunto e com determinação para alcançar este nobre objectivo.

Feliz Dia Internacional da Mulher de 2024!

Com os melhores cumprimentos,

Senhora Boemo M. SEKGOMA

SECRETÁRIA-GERAL

FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC

 

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 DE MARÇO DE 2024

Sobre nós

O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC PF) foi criado em 1997, em conformidade com o Artigo 9 (2) do Tratado da SADC como uma instituição autônoma da SADC. É um órgão interparlamentar regional composto por Treze (14) parlamentos representando mais de 3500 parlamentares na região da SADC. Consulte Mais informação

Contate-Nos

Address: ERF 578, Love Street off Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibia

Tel: (+264 61) 287 00 00

Email: