EN

Items filtered by date: Wednesday, 15 September 2021

Caros Colegas/parceiros,

É com imensa satisfação que emito a presente declaração aos distintos parlamentos membros do Fórum e parceiros na ocasião da celebração do Dia Internacional da Democracia neste 15 de Setembro de 2021.

Hoje celebramos a democracia, que é o fundamento que sustenta a existência dos parlamentos. O parlamentarismo e a democracia caminham de mãos dadas na via promissora rumo à paz mundial, unidade e estabilidade. Os direitos humanos e as liberdades fundamentais prosperam numa democracia e perecem na ausência desta. Além disso, é lugar-comum afirmar que os princípios democráticos são os pilares fundadores do estado de direito, do constitucionalismo e da igualdade.

Neste sentido, o Fórum aproveita esta oportunidade para saudar e prestar homenagem aos parlamentos membros da SADC que têm resistido com bravura ao teste desafiador do tempo e têm registado uma rica história da promoção dos princípios democráticos dentro do contexto da soberania parlamentar. Embora o ano passado e o corrente tenham sido difíceis para a democracia na região da SADC, os parlamentos aguentaram a adversidade e asseguraram também a necessária continuidade, que é quintessencial para legiferar, bem como continuar a pedir contas ao Executivo. O prestimoso trabalho realizado pelos parlamentos da SADC dentro dos seus respectivos quadros democráticos atenuou os efeitos devastadores da COVID-19 e permitiu que a região enveredasse por uma via de recuperação económica comprometida com o progresso.

De harmonia com o seu Plano Estratégico (2019-2023), o Fórum Parlamentar da SADC reitera o seu compromisso de promover a democracia através da cooperação interparlamentar e implementar a Lei Modelo da SADC sobre as Eleições, que é o traço característico da democracia representativa e a porta de entrada para a boa governação. Graças à manutenção da democracia, gravita sobre a África e o mundo uma nova alvorada de esperança e prosperidade.

Viva a Democracia e Longa Vida aos Parlamentos!

Muito atenciosamente

Sra. Boemo Sekgoma

Secretária-geral,

Fórum Parlamentar da SADC

15 de Setembro de 2021

Declaração da Secretária-Geral do FP-SADC Sobre O Dia Internacional da Democracia 15 de Setembro de 2021

Published in Press Release

Dear Colleagues/Partners, 

It is with immense pleasure that I release this statement to the Forum’s august Member Parliaments and partners in view of celebrating the International Day of Democracy on this 15th September 2021.

Published in Press Release

About Us

The Southern African Development Community Parliamentary Forum (SADC PF) was established in 1997 in accordance with Article 9 (2) of the SADC Treaty as an autonomous institution of SADC It is a regional inter-parliamentary body composed of Thirteen (14) parliaments representing over 3500 parliamentarians in the SADC region. Read More

Contact us

Address: ERF 578, Love Street off Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibia

Tel: (+264 61) 287 00 00

Email: