PT

Items filtered by date: sexta-feira, 12 agosto 2022

Caros Colegas/Parceiros,

É com bastante entusiasmo que publico a presente declaração aos parlamentos membros e parceiros do Fórum na ocasião da celebração do Dia Internacional da Juventude neste 12 de Agosto de 2022.

Desde a sua criação, o Fórum Parlamentar da SADC tem sido uma plataforma acolhedora que sempre atendeu com ardor à participação e ao activismo da juventude. Em particular, o Fórum acredita que a juventude deve contribuir activamente para os processos de decisão, com realce para temáticas como a centralidade do género, a consolidação da democracia e a acção visando conter as mudanças climáticas. Embora seja imperativo prestar uma voz suficiente à juventude, as sinergias prevalecentes entre todas as faixas etárias podem ser um potente catalisador para protagonizar avanços democráticos.

Neste sentido, o Fórum associa-se ao lema de «Solidariedade intergeracional: Criar um mundo para todas as idades», adoptado pela comunidade internacional este ano, que enfatiza a necessidade de todos os segmentos etários da população se apoiarem mutuamente e se ajudarem com vista ao alcance de objectivos comuns para o bem maior. O Fórum também incentiva os parlamentos nacionais da SADC a encorajarem o empoderamento e a participação da juventude em todas as esferas da vida socioeconómica, num espírito de oportunidades iguais, solidariedade e patriotismo.

Hoje é também um dia de comemoraço da Carta da Juventude Africana que prevê os direitos humanos básicos e as garantias do empoderamento da juventude e promoção das suas competências profissionais, educação e cultura. O FP-SADC reitera que a juventude de hoje representa os valores promissores de amanhã. Por isso, os programas que apoiam a juventude constituem investimentos seguros para o futuro.

A participação da juventude é portanto fundamental para desencadear o potencial da região e atingir objectivos nobres tais como os da Agenda 2063 da África, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e, em particular, garantir  que  «ninguém  fique  para trás», através do alcance da solidariedade intergeracional.

Feliz Dia Internacional da Juventude 2022! Muito atenciosamente,

Sra. Boemo M. SEKGOMA SECRETÁRIA-GERAL
Fórum Parlamentar da SADC 12 de Agosto de 2022

 DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE 12 DE AGOSTO DE 2022

Published in Comunicado de imprensa

Sobre nós

O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC PF) foi criado em 1997, em conformidade com o Artigo 9 (2) do Tratado da SADC como uma instituição autônoma da SADC. É um órgão interparlamentar regional composto por Treze (14) parlamentos representando mais de 3500 parlamentares na região da SADC. Consulte Mais informação

Contate-Nos

Address: ERF 578, Love Street off Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibia

Tel: (+264 61) 287 00 00

Email: